Organização

Meu Bullet Journal 2017! – Parte 01

0-meu-bullet-journal-2017-raquel-yopan-estudio-criativo

Olá pessoal! Voltando ao meu assunto favorito dos últimos tempos, organização! Espero que vocês já tenham visto os posts sobre O que é Planner, O que é Bullet Journal, Meu Planner 2016 e o DIY de Caderno Personalizado com Elástico, onde mostrei como organizei o caderno para o Bullet Journal que vou mostrar no post de hoje. Eu realmente amei ele!

Vou mostrar as fotos de cada detalhe do que decidi usar (coleções) por enquanto no meu BuJo, mas é importante destacar que esse método de organização é essencialmente simples e não precisa de nada de desenhos, fontes diferentes e cores para todos os lados. Tenho visto muita gente dizendo que tem vontade de aderir ao Bullet Journal, mas que não tem talentos artísticos. Pessoal, o Bullet Journal não tem nada a ver com toda essa parte decorativa que foi incluída pelos fãs do método, e nem precisa de materiais caros. O importante é você poder se organizar e que essa seja uma ferramenta para otimizar sua vida. Tem gente ficando desmotivada e arrancando páginas do seu BuJo porque errou uma coisa ou outra e percebo que muitas pessoas não entenderam o método. Sugiro começar pela essência de tudo e aí vocês adaptam conforme as suas necessidades e realidade.

Para a galera que fica se stressando com erros e arrancando páginas, coincidentemente a Boho Berry postou no último dia 03 um vídeo mostrando os erros que ela já fez, achei muito legal ela ajudar o pessoal que está com essa trava. Para quem não conhece, Boho Berry é um dos nomes mais conhecidos entre os usuários que compartilham imagens do seu BuJo, vocês certamente já viram coleções dela por aí.

Voltando… vou apresentar cada parte do meu BuJo, as coleções e tudo mais com os títulos que dei em português e os nomes que vejo o pessoal usando em inglês. Eu quis fazer os títulos em português porque acho que pode ajudar na divulgação do método, e como considero um método que pode ajudar muitas pessoas, quis facilitar para quem não entende inglês. Os nomes em inglês estão com links para o google imagens onde existem diversas referências de cada coleção. Logo devo migrar para os títulos em inglês no meu caderno, e talvez as anotações também, vejo que várias pessoas fazem assim para treinar outro idioma e achei interessante, uma função a mais para meu BuJinho. Vamos lá?!

Eu uso esse caderno que personalizei, essas canetas da BIC, lápis, borracha, cola, tesoura e lápis de cor, que acabei não fotografando. Os lápis de cor eu tenho há uns 12 anos e continuam servindo muito bem a seu propósito. Nenhum material chique ou muito caro!

Ao abrir o caderno eu fiz uma parte com alguns materiais de papelaria que já tinha por aqui, bloquinho de notas para anotações rápidas, envelope onde guardo imagens ou adesivos que pretendo usar para decorar as páginas depois, post it, envelope plástico e tem a Capa, onde originalmente está escrito Planner, porque quando imprimi ainda planejava usar o Planner, mas tudo mudou quanto mais eu conhecia o método do BuJo, e estou sempre aprendendo e amando mais.

3-informacoes-pessoais-e-calendario-raquel-yopan

Nas próximas páginas também colei as minhas Informações Pessoais, do meu marido e do meu pequenininho e o Calendário desse ano. Acho que vou colocar o Calendário do ano que vem também em algum lugar depois. Essas páginas eu já tinha impresso antes de decidir fazer o BuJo e me economizaram um bom tempo, com certeza vou continuar colando, acho que não tenho paciência de escrever o calendário todinho…hehe.

LEGENDA & ÍNDICE (Inglês: Key/Legend & Index)

Essas são duas das principais páginas do método original do Bullet Journal, as páginas de Legenda e a de Índice. Na legenda vocês vão anotar os símbolos que vão usar para suas anotações no caderno todo, é uma página de referência para onde se volta bastante no começo, enquanto estamos nos adaptando ao método. Vi uma ideia de uma pessoa que fez um marcador de página com a legenda, assim não precisa ficar voltando, mas como eu já estava acostumada com a ideia de usar símbolos, não tenho que voltar muito.

Índice – Tem gente que usa e tem gente que não usa, especialmente para quem tem modelos tipo fichário, que pode mudar as páginas de lugar quando quiser, acaba que o índice não funciona muito. Eu nem ia fazer, mas no fim curti a ideia. Importante destacar que se vocês forem usar índice, vão precisa numerar as páginas porque dificilmente as páginas vêm numeradas, eu vou numerando conforme vou usando, então é tranquilo. Algumas pessoas numeram só as páginas pares ou ímpares. Vocês decidem!

ACONTECIMENTOS FUTUROS (Inglês: Future Log)

Acontecimentos Futuros é onde fica o calendário do ano todo com espaço para anotar compromissos dos meses que estão por vir. Como no Bullet Journal vocês têm um caderno em branco e vão acrescentando as semanas e meses conforme o tempo vai passando, é nesse espaço que vocês podem anotar acontecimentos e compromissos que já sabem que estão por vir nos próximos meses. Fiz o meu bem simples e com os calendários colados mesmo, eu já tinha impresso dos Calendários de Planejamento que disponibilizei aqui no Blog. Depois que preenchi colando post its e outras coisas ficou muito mais legal!

ANO EM PIXELS e LIVROS PARA LER (Inglês: Year in Pixels/Mood Tracker & Books to Read/Books I’ve read/Reading Goals)

A página do ano em pixels é muito interessante, é onde marco com cores como predominou meu humor em cada dia, é interessante ter uma visão geral desse assunto sobre o qual às vezes nem paramos para pensar e que afeta tanto nossa vida, eu estava precisando disso! Mas, vi pessoas dizendo que se fizessem algo assim iam ficar tristes de ver o resultado, então, é bom se conhecer bem antes de decidir escolher algumas coleções, o objetivo sempre é que seja algo positivo na sua vida. Muitas gente está aderindo ao método especialmente para ajudar com desafios da vida e até doenças.

A lista de livros não precisa muita explicação, eu vou anotando conforme receber dicas que me interessem, sempre esquecia essas dicas! Algumas pessoas fazem anotação apenas dos livros que já leu esse ano, outras fazem marcação do progresso da leitura e outras fazem desafios de leitura. Eu escolhi a opção que me pareceu mais simples, não ando uma leitora muito ávida nos últimos tempos, se vocês são devoradores de livros, melhor fazer mais páginas.

FILMES PARA ASSISTIR (Inglês: Movies to Watch, Movies, Cinema, Movie Log)

Não tem segredo né! É a lista de filmes dos quais vejo trailers, ou ouço as pessoas comentando e depois nunca mais lembro que queria assistir. Pronto! Agora é só anotar e nunca mais vou ter problemas para lembrar as indicações de filmes quando quiser um filme bom. Eu sou uma devoradora de filmes, mas é porque eu tenho o hábito de colocar filmes e séries rolando e ficar fazendo outras coisas, meu marido sempre reclama que eu nunca assisto nada, e eu tenho que confessar que devo geralmente pegar metade das histórias, mas ao menos faço várias outras coisas ao mesmo tempo…rsrs.

ACOMPANHAMENTO DE SERIADOS (Inglês: Series Tracker, TV Shows, TV Series, TV Series Tracker)

Eu sempre quis ter um negócio desses…kkk, usava um aplicativo no celular, mas nada como ver assim anotadinho. Assistir séries é realmente um dos meus lazeres favoritos, e não sei porque só deixei duas páginas para esse tracker, vixi, erro fatal! Vou ter que fazer mais um desses mais pra frente. Minha decoração das páginas foi inspirada em Stranger Things e a 2ª temporada só sai em outubro…rsrs

ACOMPANHAMENTOS DE LEITURA E ESTUDOS: O LIVRO DE MÓRMON, MANUAL PRESIDENTES DA IGREJA – GORDON B. HINCKLEY E ESCOLA DOMINICAL – DOUTRINA E CONVÊNIOS

Essas coleções eu não achei referências nem em português, nem inglês; são relacionadas a minha vida religiosa, sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e realmente busco viver minha crença, para me ajudar nas metas espirituais desse ano fiz algumas coleções. A 1ª é para a leitura de O Livro de Mórmon, essa eu não curti muito o jeito que ficou, mas se tem uma coisa com a qual o BuJo está me ajudando é a ser menos perfeccionista, coisa que a maternidade também está tentando me ajudar, afinal, com criança pequena, como faz para ser perfeccionista? A 2ª é para a leitura do manual que estamos estudando esse ano na Sociedade de Socorro (organização das mulheres), sobre os ensinamentos maravilhosos de Gordon B. Hinckley. E a 3ª para estudo das aulas da escola dominical que esse ano são sobre Doutrina e Convênios. Vamos ver como vão render essas 3 coleções que envolvem muita leitura e estudo! Torcida positiva na busca por ser uma pessoa melhor!

FREQUÊNCIA AO TEMPLO, DOMINGO DE JEJUM e NOITE FAMILIAR

Essas coleções também fazem parte da área espiritual da minha vida, tem bastante coisa né! Acho que são as que mais gostei! Ficaram tão coloridinhas! Nelas vou anotar quantas vezes tive a oportunidade de ir ao templo este ano, o templo é um local sagrado para os membros da igreja. Também vou registrar quantas vezes participei do domingo de jejum, oportunidade onde tentamos nos aproximar um pouco mais do Pai Celestial, ao nos distanciarmos das coisas materiais. E todas as datas em que nossa família realizou Noites Familiares, somos incentivados a fazer noites familiares 1 vez por semana, onde a família senta junto para cantar hinos, aprender algum assunto do evangelho, rir, brincar e fazer lanche juntos, é um momento de união que fortalece a família e que eu amo muito, ainda mais agora com o Dudu pulando pra todo lado…kkk.

Bem, por hoje ficamos por aqui! Continua na Parte 02! Achei melhor dividir porque tava longo demais! Fiquem atentos que a parte 02 deve estar aqui na próxima quinta. E aí, o que vocês estão achando do Bullet Journal? Já estão fazendo o de vocês? Eu indico para todo mundo, se acharem legal, compartilhem os posts com seus amigos! Nos vemos na parte 02. Abraços!

Anúncios

5 comentários em “Meu Bullet Journal 2017! – Parte 01

  1. Estava pesquisando sobre o ballet e cliquei no seu, o engraçado é que não sabia o que colocar como índice pra não ficar muito vazil, mas quando vi as páginas frequência ao templo e noite famíliar fiquei feliz, e vibrei. Por ser membro da igreja, agora tenho mais duas ideias pra minhas páginas do ballet. Sou membro em Salvador Bahia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s