Fica a dica! · Mês a Mês · Organização

Meu Planner 2016!

meu-planner-2016-raquel-yopan-estudio-criativo

Agora que você já tem uma noção do que é um Planner e um Bullet Journal, vou apresentar o que andei fazendo por aqui em relação a esses dois temas! Ano passado adotei a ideia de planner já com umas pinceladas de Bullet Journal e é esse Planner que venho apresentar para vocês hoje.

Quando o Dudu nasceu minha vida virou de cabeça para baixo, como acontece com praticamente todos os pais de 1ª viagem, e eu percebi que ia precisar de ajuda para me organizar e sentir que estava realizando as coisas, por isso fui pesquisar métodos, já tinha ouvido falar bastante de Planner, então fui por esse caminho e me deu resultados.

Para meu Planner eu usei um caderno universitário tamanho comum adaptado para minhas necessidades e funcionou super bem, meu marido me ajudou a acrescentar bolsos de plástico e outras coisas numa reencadernação bem caseira e ficou muito legal, mas não muito prático, porque é um trambolhão, a principio eu planejava continuar usando o mesmo caderno esse ano, mas vi que não ia caber o ano todo e decidi comprar um novo em tamanho menor. Vai ter post do caderno desse ano também, tanto o Bullet Journal quanto DIY de como transformei um caderno comum num caderno mais maneiro!

Vamos conhecer meu Planner 2016 então? Em uma explicação geral, é um caderno simples que recebeu uma repaginada, o planejamento interno também foi feito de forma bem simples, o foco era fazer meus dias, meses, semanas e ano funcionarem e trazerem resultados, ainda tem muito o que melhorar, mas vamos em frente!

Encapamos o caderno com esse Contact floral, como eu queria acrescentar bolsos de plástico, tirei o espiral, meu marido fez os furos com garfo quente (enjambre total) e depois coloquei um outro espiral que tinha em casa. Os bolsos de plástico foram feitos com aquelas pastinhas L, colocamos um na frente e outro atrás. Comprei essa coleção de canetas coloridas da Bic por R$9,90 na Kalunga e usava tesoura e cola quando precisava, só para ver como não precisa de mil tipos de materiais para fazer o negócio funcionar, nem precisava de canetas coloridas também, mas sabe como é…kkk

Na parte da frente acrescentei alguns materiais de papelaria que costumo usar para alguma anotação extra, um bilhetinho ou facilitar uma anotação mais rápida, deixei post it e bloquinhos de papel em branco. No bolso plástico frontal deixei os Calendários de Planejamento do ano todo e outros papéis e adesivos. Ano passado não usei muita decoração no meu caderno, esse ano ele está um pouco mais colorido.

No início de cada mês colava o Calendário de Planejamento e já anotava as coisas que tinha para o mês: aniversários, compromissos, FERIADOS, e assim por diante. Confesso que algumas vezes até deixei esse calendário de lado, mas me arrependia depois, porque é bem útil ter uma visão geral do seu mês.

20170112_173707

Ao lado do Calendário de Planejamento vinham as minhas anotações em relação ao Blog e Redes Sociais, minhas ideias de posts, as datas, e todo o planejamento relativo a esse assunto para o mês. Quem acompanha o Blog sabe que fiquei alguns meses sumida por aqui, então não teve espaço do Blog nesse meses no caderno.

20170112_173723

Na página seguinte fazia uma lista das Tarefas Gerais que gostaria de realizar ou precisava realizar durante o mês, no começo a minha lista era gigantesca, mas depois vi que essa lista tão grande só me desmotivava e teve mês que nem cheguei a fazê-la. Acabei aprendendo a focar mais e ser mais realista.

Ah, vou aproveitar que comentei que teve mês que não fiz a lista de Tarefas Gerais para dizer um dos “porquês” de eu gostar MUITO mais desse tipo de planejamento em caderno ao invés de uma agenda ou planner comprado pronto. Porque quando eu não tô a fim de preencher algo, simplesmente sigo adiante sem deixar páginas em branco, sem ressentimentos, sem desperdiçar espaço. E se eu quero acrescentar uma coisa nova, as páginas em branco estão lá, e eu posso acrescentar tudo que eu quiser. Ahhhh, como é linda essa liberdade… hehe.

20170112_17374720170112_173803

Voltando ao Planner 2016! Depois das páginas inicias do mês (Calendário de Planejamento, Blog, Tarefas Gerais, Lista de Compras), começava as anotações das semanas, fazia 1 semana por vez, 3 dias por página. Bem simples, dia da semana e data, e do lado vinha a lista de tarefas de cada dia com um quadradinho em branco do lado de cada tarefa para ser preenchido conforme as coisas iam sendo feitas.

E como mencionei, as folhas estão lá em branco e posso anotar o que quiser e quando quiser, por isso fiz alguns planejamentos e anotações aleatórios em várias partes do Planner, um post it no top da página me ajudava a encontrar essas anotações. Ali em cima dá pra ver que fiz o planejamento do Aniversário de 1 ano do Dudu e também colocava umas frases inspiradoras de vez em quando.

20170112_17391220170112_174857

Com o passar do tempo senti a necessidade de uma lista de Principais tarefas a realizar na semana, então colocava ela antes da Segunda, e a Segunda-feira passou a ocupar uma página quase só para ela, sim, é meu dia mais movimentado. Ficava então uma página para os principais da semana e a Segunda-feira.

E era assim que eu me organizava em 2016, simples, né! Para esse ano o planejamento mensal não mudou muita coisa, mas aumentaram algumas coisas que eu sentia falta e encontrei nos Bullet Journals mundo afora. Tô tão apaixonada pelo meu caderno desse ano! Vocês vão conhecê-lo.

20170112_175128

Ok. Se era assim que eu me organizava, o que são essas páginas extras? Então, no final do meu caderno eu mantive outros espaços para anotações. Tinha o bolso plástico onde eu ia guardando convites, lembranças e coisas que tinha que resolver depois.

Muitas dessas coisas que estavam no bolso foram coladas no fim do ano, em páginas que funcionaram como aqueles cadernos que chamavam de “lixão” há um tanto de tempo atrás, coisas que guardei e que são importantes para mim, então ficaram lá como registro. É importante destacar que esse caderno não é meramente uma agenda de compromissos, é uma mistura de agenda, com diário e muito mais. Se você leu meus posts de Planner e Bullet Journal, entende bem do que eu estou falando.

20170112_175517

Tinha também um espaço para Anotações Diversas, onde fiz meu planejamento dos presentes de natal, do meu Bullet Journal 2017 e várias outras coisas.

20170112_175553

Nesta parte anotei minhas impressões das Conferências Gerais que assisti da Igreja e outros treinamentos. Também tinha uma parte onde anotei muitas coisas que aprendi na área de Arquitetura e Interiores.

20170112_175608

Um espaço para anotar Logins e Senhas! Porque eu estou sempre esquecendo e tenho muitooooossss. Esse espaço merece um cuidado, porque tem que se pensar em quem pode ter acesso ao seu caderno, esse tipo de informação é extremamente importante e secreto, então se você vai criar um espaço assim, é bom escolher algum código ou método de ter as informações de forma que só você entenda, para correr menos riscos. No meu post sobre Meu Bullet Journal 2017 vou falar o que vou fazer no meu.

20170112_175623

Fiz também uma área para anotar contatos, porque sim, eu tenho os contatos no meu celular, mas já aconteceu algumas vezes de exatamente naquele momento de emergência o celular pifar ou acabar a bateria, aí faz o que? Melhor amenizar o problema.

20170112_175959

É isso! Espero que tenham gostado de conhecer meu Planner 2016! Foi uma forma realmente útil de me organizar e que esse ano está evoluindo para outro nível, quem sabe um dia eu chegarei a me considerar uma pessoa realmente organizada. Isso inclui tantas coisas! E ver resultados é uma delas. Essa última fotinho aí é dos materiais de papelaria que saíram do Planner e agora estão no Bullet Journal. E aí, como vocês estão se planejando esse ano? Como pretendem alcançar resultados?

Se vocês têm curtido os posts aqui, não esqueçam de curtir e acompanhar as redes sociais do blog, compartilhar o conteúdo com amigos e deixar seus comentários, é isso que anima a compartilhar mais coisas por aqui. Obrigada pela visita! Volte sempre! Abraços!!

2 comentários em “Meu Planner 2016!

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!

Deixe um comentário

