DIY · Finanças · Organização

O que é? – Bullet Journal (Método de Organização)

bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo

Eu descobri o Bullet Journal pesquisando sobre organização no Pinterest no começo do ano passado, a principio só dei uma olhada, achei interessante, e deixei para pesquisar mais depois. Foi o que fiz na preparação para esse novo ano, fui atrás de informação, e cada coisa que eu vejo me deixa mais apaixonada pelo método, que é extremamente simples em sua essência. Creio que vai funcionar muito bem para mim, porque o legal é que agora quando eu fui pesquisar mais o tema, descobri que estava fazendo algo muito similar, isso indica o quanto esse método é intuitivo e livre. Esperança para todos os desorganizados de plantão!!

A melhor versão em português que encontrei para Bullet Journal é Diário em Tópicos, para aqueles que gostam de traduzir os nomes, mas vamos usar o nome em inglês mesmo, os mais íntimos chamam pelo apelido, BuJo. O método foi criado por Ryder Carroll, que diz que esse é um sistema analógico para uma era digital, onde se pretende acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro. É um método de anotações rápidas, com base em tópicos e fácil visualização.

Se o Planner sobre o qual foi falado no último post já é um jeito mais amplo de se organizar, esse traz uma liberdade infinita, porque é literalmente um caderno de páginas em branco que você vai transformar como quiser e adaptar a todas as necessidades da sua vida. O objetivo é que seja um método prático e rápido de anotar e acompanhar as suas tarefas, o pessoal vai inovando e tem se tornado um método cheio de criatividade e tudo mais, mas você não precisa saber desenhar nem ter um monte de tempo para fazê-lo, como disse, o método é extremamente simples em sua essência.

Para ter um Bullet Journal só é necessário ter uma caneta e um caderno, praticamente todo mundo usa algo estilo Moleskine, mas ele pode ser adaptado para qualquer caderno que esteja parado aí na sua casa. Não precisa sair comprando cadernos e canetas caras, um monte de washi tapes e outras coisas, o negócio é começar bem simples e ver se funciona pra você.

Esse post não tem a intenção de explicar cada ponto do Bullet Journal, ele está aqui para introduzir a ideia para quem não conhece ainda e indicar onde encontrar mais informações, por isso vou indicar aqui algumas páginas onde você pode aprender mais. Se você entende inglês, nada melhor que o site oficial do Bullet Journal; a Revista Galileu acabou de lançar um post no site deles sobre o tema; a blogueira Thais Godinho do Vida Organizada também fez um post ano passado explicando como montar seu BuJo e eu curti muito o post da Maki do blog Desancorando.

No último fim de semana entrei no grupo Bullet Journal BR do facebook e já aprendi um monte de coisas lá. O pessoal troca ideias, compartilha fotos dos seus BuJo’s, fala sobre onde encontrar materiais e tudo mais, super indico! Como o grupo é relativamente pequeno, a galera que tá lá é super gente boa e ainda não tem aquelas encrencas que a gente vê em praticamente todo grupo do face…rsrs.. espero que nunca tenha!

E pra quem gosta de vídeo, achei esse da Nina do canal Querido Click  bem esclarecedor:

Espero que tenham gostado de conhecer mais essa opção de organização, o tema vai muito além das poucas informações que compartilhei aqui, vale a pena pesquisar mais e procurar por blogs, instagrams, sites, etc. Bons Estudos!!! E depois me contem as experiências que tiverem a partir dessas informações, quero muiiiito saber, o feed back de vocês faz toda a diferença.

Obs: Todas as imagens de Bullet Journals acima foram tiradas do Tumblr: Sucess Aesthetics
Fonte da imagem da capa do post: Christina77star – ela tem um blog show onde mostra seu BuJo e outras coisas!
Anúncios

6 comentários em “O que é? – Bullet Journal (Método de Organização)

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!
  2. Pingback: Meu Planner 2016!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s