DIY · Economia Doméstica · Finanças · Organização · Para Baixar

O que é? – Planner (Método de Organização)

o-que-e-planner-raquel-yopan-estudio-criativo

Eu vi falar sobre Planner pela primeira vez há uns 3 ou 4 anos atrás no primeiro blog do qual me tornei seguidora fiel, o Morando Sozinha, da Fran Guarnieri. Aí vi outras blogueiras e youtubers falando no assunto e achava que planner era para esse nicho de pessoas, um tipo de agenda para quem trabalha com internet, mas com o passar do tempo fui descobrindo que planner é muito mais do que isso e muito mais do que uma agenda. Bem, como comentei no post do Calendário de Planejamento 2017 – Versão 01, nunca me dei bem com agendas pessoais, então o planner ampliou meus horizontes e é uma ideia que me atraiu.

Como o próprio nome indica, planner é um instrumento de organização usado para planejamento. Além das funções comuns de uma agenda, você também pode usá-lo para organizar seus estudos, sua vida fitness, o cardápio da família, suas compras de mercado, a próxima viagem, suas finanças, a lista de filmes ou livros que você quer ver ou ler, enfim, tudo na sua vida, ele pode ser totalmente adaptado a sua realidade e concentrar tudo em um lugar só. E o mais legal para quem adora papelaria, é que ele geralmente é divertido e cheio de criatividade, ótimo para matar saudades daquelas canetas coloridas da época da escola, adesivos e tudo mais.

Eu considero o planner um caminho para alcançar as metas que foram traçadas para o ano, mas tenho que dizer que vocês acham explicações bem melhores sobre o assunto e vou indicar aqui dois blogs onde encontrei explicações excelentes para vocês terem uma visão mais completa sobre a coisa. No Através da Linha a autora apresenta sua opinião bem forte sobre o assunto, e a partir deste post dela você encontra vários outros que podem te encaminhar para a escolha do seu planner e outras coisas de organização. Esse outro post do Depois do Café está show de bola! Fala de forma bem resumida da origem dos planners até os caminhos que o planner pode tomar, deixando bem clara a diferença entre planner e agenda.

COMO TER O SEU PLANNER?

Ok. Muito legal a ideia, mas e como fazer para ter um? Como o Planner está ganhando cada vez mais espaço, já é possível encontrar várias opções pra comprar no Brasil, eu só conheço online, mas vocês vão perceber que os preços são meio salgadinhos. E é importante ficar atento, tem muita agenda enfeitadinha e com umas funções a mais sendo vendida como Planner só para aumentar o valor. Vou deixar umas indicações de lojas virtuais aqui:

No Elo7 tem várias lojinhas oferecendo opções personalizadas, como a maioria dos vendedores são artesãos, pode ser um bom caminho para encontrar o planner que preenche exatamente suas necessidades, talvez conversar com alguém que crie algo para você e tal.

Outras lojas:  La Pomme;

Papier Boutique;

Evertop;

Paperview – Com certeza uma das mais conhecidas, mas também bem carinha.

Achou muito caro? É, eu também acho! Pensando nisso, muita gente legal desse mundo virtual tem criado opções de Planners para baixar e imprimir, você pode pesquisar e escolher o que mais se adapta a sua realidade. Vou deixar umas indicações aqui, mas certamente tem mais por aí, #partiugoogle!

PLANNERS 2017 PARA BAIXAR E IMPRIMIR

Tem muita opção nos blogs gringos, mas também tem algumas opções brasileiras, vou listar aqui algumas que achei: Namorada Criativa3 Marias Inspiradas, Casinha Arrumada, Na Estante, Globo Literário, Mari Vieira, Lia Araújo e Gaveta Mix. As imagens abaixo são umas mistura de imagens dos planners disponibilizados pelos blogs e canais do Youtube indicados acima. Escolham o de vocês e não esqueçam deixar um recadinho agradecendo essa galera que certamente dedicou um bom tempo para preparar esse material e disponibilizar gratuitamente. Valeu mesmo pessoal!

Gostaram da ideia? Eu super curti, mas esse método ainda não estava perfeito pra mim, ainda existe uma certa limitação nesse negócio de ter páginas certinhas para cada coisa, eu preciso de mais liberdade, foi aí que conheci os Bullet Journals, mas esse é assunto para o próximo post, fiquem ligados e acompanhem! Vale a pena!!

Fonte da imagem da capa do post: Pixabay

Obs.: Se você não viu, aqui no blog tem duas opções de Calendário de Planejamento para 2017 que eu preparei como todo carinho – Baixa lá! Versão 01 e Versão 02.

7 comentários em “O que é? – Planner (Método de Organização)

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!
  2. Pingback: Meu Planner 2016!
  3. Planejar é essencial nos dias atuais, ao meu ver. São tantas tarefas que acabamos estressadas e cansadas ao fim do dia, com a sensação de que ainda falta muitas coisas a fazer.
    E ainda tem o fato de muitas vezes, deixarmos sonhos possíveis de lado, justamente, por que não tivemos um planejamento anterior que levasse a realização dele!

    Brinco que perco 15 minutos do meu dia com meus planners para ganhar horas lá na frente.

    Obrigada pelo elogio ao Meu Post.
    E bons planejamentos para você! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Opa! Muito obrigada por passar aqui!!

      Concordo muitíssimo com tudo que você disse e vou ter que te copiar total na frase… eu perco 15 minutos por dia para ganhar horas depois… hehe… seu blog é muito bom! Quero arranjar mais tempo para ir lá vasculhar mais…

      Bons planejamentos para nós!!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

