DIY · Fica a dica! · Organização

DIY – Caderno Personalizado com Elástico

diy-caderno-personalizado-com-elastico-raquel-yopan-estudio-criativo

Se você acompanha o Blog, sabe que sou apaixonada por artesanato! Eu adoro fazer as coisas e pensar que fui eu que fiz, não consigo explicar como me preenche esse sentimento de que eu consegui fazer uma coisa que parece tão legal… quem me entende aí? Hoje vou mostrar como vocês podem transformar um caderno comum em um caderno bem mais maneiro! Meu caderno já era bonitinho, mas eu queria deixar ele com a minha cara e mais útil para o objetivo que eu tinha para ele, ser meu Bullet Journal 2017.

Falando em Bullet Journal, essa é a minha mais nova paixão! Já rolou post aqui falando um pouco sobre o que é esse método de organização/planejamento, e logo vai ter post mostrando como está o meu BuJo até o momento. Tem sido realmente muito legal aprender e me desenvolver a cada dia nesse setor.

Bem, vamos à transformação desse caderno? Eu comprei um caderno tamanho 1/4 de 200 folhas na Kalunga por R$9,30. Como eu já sabia que ia personalizar, escolhi pela cor do espiral.

Para personalizar usei cola quente, elástico decorativo (ele não é aquele roliço, é mais achatadinho, não sei o nome exato) e esse PVC by Carol Viana em chevron azul. Esse PVC é um tipo de “tecido” que está sendo muito usado na confecção de bolsas e outros acessórios, ele é um tipo de plástico texturizado por fora e já vem com forro por dentro, eu tinha comprado para testar o material e por fim achei que ia ficar muito bom no meu caderno, e realmente funcionou super bem, super indico!

diy-bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo-10

Como dessa vez não queria desmontar o caderno, optei por uma gambiarra pra disfarçar o lilás do lado da capa nova, pintei com caneta permanente preta toda a parte próxima ao espiral, eu gostei do resultado!

A aplicação do PVC no caderno foi super rápida e prática, comecei colando a ponta próxima ao espiral, depois colei a outra ponta só para deixar a capa mais presa.

Virei, fiz os recortes necessários (é só observar as fotos que dá pra ver bem direitinho), e fui colando cada parte. Essa etapa é muito rápida, o fato do material ser mais robusto facilitou, se fosse um tecido comum certamente ia ser mais trabalhoso.

diy-bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo-22

Recortei e colei um forro interno, eu tinha esse papel vermelho e como amo azul e vermelho juntos, não tive dúvida. Mas vocês podem usar os mais variados papéis ou tecidos, existem milhares de opções, é só escolher o que for mais o seu estilo e que combinar com a capa externa, que também não precisa ser de tecido, pode ser papel contact ou qualquer outra coisa que a criatividade mandar.

Hora de aplicar o elástico! Ele precisa estar bem firme porque vai ser bastante movimentado, eu fixei ele com cola quente, depois prendi com fita crepe bem firme, tem que estar bem firme até a ponta, porque sobre ele só vai vir o papel de forro interno. Depois de estar bem coladinho, é só aplicar o forro. O básico do caderno está pronto! Bem tranquilo de fazer, né! Aí eu quis acrescentar algumas coisinhas!

Fiz um bolso de plástico a partir de uma pasta L recortada, eu tinha essa régua com post it que veio em uma agenda que acabei não usando em 2015, usei o modelo dela como base para recortar esses encaixes que são presos ao espiral do caderno e fica muito bom, quebra o galho.

diy-bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo-29diy-bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo-30

Também peguei uma divisória de fichário antiga que tinha aqui e transformei em um papel divisor que vou usar atrás das páginas que estiver desenhando ou escrevendo, para não marcar muito as páginas seguintes.

diy-bullet-journal-raquel-yopan-estudio-criativo-32

Para o fundo do caderno eu fiz esse bolso expansível, para colocar os calendários de planejamento que eu já tenho impressos para o ano todo, e outras coisas impressas que vou usar no meu Bullet Journal. Como base para fazer meu bolso eu usei esse vídeo do canal Sea Lemon. Eu colei meu bolso com a abertura para fora porque não ia caber meus calendários se eu colasse pra dentro, mas com certeza é mais seguro colar pra dentro.

Fiz ainda esse marcador de páginas que vou usar para marcar o início de cada mês em andamento, porque é uma página onde preciso voltar bastante. Por fim, acrescentei um envelope onde vou colocar adesivos e outras coisinhas, e colei um bloco de papel em branco para bilhetes e pequenas anotações rápidas que preciso levar comigo sem precisar levar o caderno todo.

E esse é o resultado final! Eu realmente fiquei apaixonada pelo resultado. Está sendo extremamente funcional usá-lo no dia-a-dia e super serviu para ser meu Bullet Journal, quem quer fazer Bullet Journal e está com dúvida se pode usar um caderno comum, vai firme! Dá vontade de ter um caderno pontilhado ou quadriculado porque facilita, mas também funciona super bem nesse modelo de caderno. Ah, e fiquem ligados que semana que vem deve ter post mostrando como está meu “Bujinho”.

E aí, gostaram? Espero que sim! Se fizerem uma transformação do caderno de vocês, contem pra mim,! Postem uma foto e me marquem ou usem #ryestudiocriativo. Quero ver!! E não esqueçam de compartilhar com os amigos e acompanhar o Blog nas redes sociais. Abraços!

4 comentários em “DIY – Caderno Personalizado com Elástico

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!

Deixe um comentário

