Organização

Meu Bullet Journal 2017! – Parte 02

0-meu-bullet-journal-2017-raquel-yopan-estudio-criativo-2

Olá galera! Hoje é dia da parte 02 do Meu Bullet Journal 2017, se você não viu a parte 01, passa lá antes de continuar a ler este post. Eu dividi em 2 partes para não ficar longo demais, porque tentei explicar direitinho as coleções que decidi usar, espero que estejam se sentindo motivados e escolhendo o que pode ser legal para vocês também. Vamos continuar?!

LOGINS E SENHAS

Essa é uma área do meu BuJo que muita gente aconselha não ter, acho que por isso não achei referências, então é bom pesar bem se vocês querem algo assim, porque? Por causa da segurança da informação. Meu BuJo não sai de casa e decidi usar um tipo de código para fazer minhas anotações dessa coleção, existem muitas opções e você pode criar o seu próprio método. Eu preciso dessas anotações porque tenho milhares de logins e senhas que constantemente esqueço, mas você pode optar por outros métodos para ter essas anotações. Vi um pessoal do grupo Bullet Journal Junkies que tem maridos e esposas que trabalham com tecnologia da informação que fazem coisas dignas de CIA e FBI para esconder esses registros, o que está completamente correto! Tem gente que usa aplicativos com senhas, isso é totalmente pessoal, e cada um faz como se sentir mais confortável.

Ah, e aproveitando que comentei. No post onde apresentei a ideia de Bullet Journal eu indiquei o grupo Bullet Journal BR que tem sido bem legal e está buscando ficar cada vez mais organizado. Depois entrei em vários grupos de outros países e tenho aprendido bastante coisa e morrido de inveja do pessoal que paga baratíssimo por coisas que são super caras aqui… buáááá. Tem até grupo para os fãs de Bullet Journal e Harry Potter… e o povo se dedica nas artes!

CONTATOS

Essa é uma coleção que não é nada comum nos Bullet Journals que eu vejo por aí, mas para mim se tornou uma necessidade depois que passei uns apuros por causa de celular sem bateria ou pifado em momentos complicados. Acho que na real eu provavelmente devo fazer uma agenda telefônica como faziam antigamente, tem sua utilidade, vamos ver. Como vocês costumam organizar contatos telefônicos além do celular?

INSTAGRAM E FACEBOOK (Inglês: Instagram/Facebook/Social Media Tracker)

Essa é uma coleção para acompanhar o crescimento das minhas redes sociais de trabalho como arquiteta e designer de interiores – Yopán Costa Arquitetura e Interiores, loja virtual  – Raquel Yopán Estúdio Criativo e dos blogs, sim, no plural, porque o 1º Blog que eu fiz foi voltado para compartilhar materiais e informações da minha vida de membro de A Igreja dos Santos dos Últimos Dias, se quiserem conhecer, é o Dicas e Ideias SUD, ele tá precisando de uma bela repaginada, eu sei. Eu acho que devia ter feito os gráficos com menos distanciamento entre os valores, porque minhas redes sociais crescem bem vagarosamente, assim motivaria mais, mas vamos ver como vai rolar.

PROFESSORAS VISITANTES e METAS (Inglês: Goals)

Aqui tem mais uma coleção da minha vida religiosa, na Professora Visitantes eu vou registrar minhas visitas mensais às irmãs que me foram designadas. Nesse programa nós recebemos uma companheira com a qual fazemos visitas para outras irmãs da região onde moramos, o objetivo é cuidarmos e fortalecermos umas as outras, é um trabalho de amor.

E as metas, bem, essas não tem muito segredo, né! Como é bom ter tudo isso nas minhas mãos em um lugar só. Geralmente cada coisa acabava ficando em um lugar diferente. Eu faço minhas metas com imagens para ajudar na identificação rápida, e divido em setores da minha vida. Imprimi e colei aqui para ler e reler sempre, e traçar o caminho para alcançá-las, fazer coleções para ajudar também. Eba!! Isso realmente me ajuda a ser mais focada e não dispersar durante o ano.

CALENDÁRIO DO MÊS e BLOGS (Inglês: Monthly Log/Monthly Spread)

Meu calendário do mês é totalmente diferente das milhares de opções desenhadas e super maneiras que vocês vão ver por aí. Eu colei um calendário daqueles que fiz e disponibilizei aqui no Blog, e nele faço anotações gerais do mês, compromissos que já estão marcados, aniversários, vencimento de contas, etc. Super tranquilo! Algumas pessoas usam um esquema chamado Calendex sobre o qual confesso não saber muito, mas está na lista para aprender.

Blogs, é onde anoto ideias sobre as quais pretendo fazer os posts do mês, as datas em que pretendo lançar posts e os nomes dos posts que fui lançando, assim tenho um acompanhamento geral. Os posts aqui geralmente saem terças e quintas!

LOJA VIRTUAL, ARQUITETURA E INTERIORES e TAREFAS GERAIS

Agora no mês de fevereiro mudei a ordem e coloquei Tarefas Gerais na frente, porque Loja Virtual e Arquitetura e Interiores fazem parte das tarefas gerais do mês. Aqui eu listo várias coisas que pretendo fazer no mês, mas que não têm data ainda. É bem simples, uma lista de afazeres para o mês com divisão de setores.

FINANÇAS e LISTA DE COMPRAS (Inglês: Finances/Spending Log – Shopping/Grocery List)

Como pode-se ver, minha lista de compras é bem pequenina, porque aqui só anoto as coisas que não fazem parte da rotina comum de compras, coisas que eu provavelmente esqueceria. Isso é que é legal do BuJo, eu poderia anotar tudo que preciso comprar, mas ia cansar e desistir…rsrs… porque eu já sei o que preciso fazer compras, mas esse é o meu caso, vocês podem precisar de mais espaço, ou nem querer um espaço para isso.

E a parte de finanças certamente também será diferente para cada um, vocês precisam ver qual a melhor forma que funcionará no seu caso, eu ainda estou testando o que vai funcionar para mim, uso já há um tempo o aplicativo Mobills que me ajuda bastante, mas gostei de ter no caderno também. Eu listo as contas fixas do mês com o quadrinho para preencher se já foi pago e deixo um espaço para ir anotando os não fixos, como mercado, combustível, farmácia, etc.

PLANEJAMENTO SEMANAL (Inglês: Weekly Log/Weekly Planner/Weekly Spread)

Nas fotos acima vocês conseguem ver como planejo cada dia do meu mês, separado por semanas. No início de cada semana eu coloca uma lista dos Principais da Semana, faço desse jeito bem simples, um dia embaixo do outro, mas a galera é super criativa e cria as semanas com configurações bem diferentes onde anotam não só tarefas, mas também, listas de gratidão, lista de compras, fazem desenhos e muito mais. Nessas configurações geralmente a semana fica toda aberta e visível de uma vez só, eu preciso de mais espaço, então não funciona para mim, mas só testando vocês vão saber o que serve para vocês.

Bem, estão aí as coleções que uso e como faço meu Future Log, Monthly Log e Weekly Log. Assim que tiver novas coleções volto aqui para mostrar.

DIVISÓRIA MÓVEL e BOLSO SANFONADO

Essas são duas coisas extras que mostrei no DIY desse caderno, a divisória eu uso para colocar atrás das páginas que estou escrevendo para não marcar muito as páginas seguintes, e o bolso para guardar os calendários do ano todo que já estão impressos, e também os Trackers de Hábitos Diários. Também uso as páginas finais para fazer testes de canetas e faço anotações extras, um hábito bem antigo e que coube tão bem nesse método.

E é isso aí galera! Espero que tenham gostado! Certamente vai rolar mais posts sobre o tema por aqui, estou planejando disponibilizar freebies também, vamos ver! Não esqueçam de compartilhar com seus amigos e curtir todas as redes sociais do blog e loja virtual que estão ali do ladinho. Sucesso e Abraços!

2 comentários em “Meu Bullet Journal 2017! – Parte 02

  1. Muito Legal!
    Também estou tentando entrar pra esse mundo. Sempre usei agenda, mas nunca era suficiente, utilizava junto trocentos caderninhos, bloco de notas, bloco de notas no pc, planilhas no excel, trello e as informações se desconcentravam.
    Estou com uma dúvida, não entendi muito a diferença do Calendário do Mês para Acontecimento Futuros. Você anota no Calendário do Mês e depois passa pro Acontecimento Futuros? E as Tarefas Gerais? As coisas não se repetem?
    Parabéns Raquel, você sempre organizada e caprichosa!!! Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que legal guria!!! Bem, eu super indico o Bullet Journal! Exatamente porque também nunca me acertei com agenda e usava mil coisas diferentes que não me traziam resultado nenhum. O BuJo exige uma certa disciplina, mas para tentar ser organizado precisa de um certo esforço mesmo. Que legal que vc deu uma passada aqui no Blog!

      Então… sobre o Acontecimento Futuros x Calendário do Mês X Tarefas Gerais.

      No meu caso não se repetem de forma que chame atenção ou incomode por ser repetitivo. Eu uso o Acontecimentos Futuros para anotar compromissos e eventos para os próximos meses, datas de aniversário importantes e outros eventos, são poucas anotações.

      No Calendário do mês eu coloco novamente os aniversários, feriados, datas de vencimentos de contas e alguma coisa ou outro que seja relevante, uso um calendário pequenininho, então não anoto tarefas em geral.

      Aí no Tarefas Gerais sim, listo coisas que quero fazer no mês. Mas é de cada pessoa, acho que tem gente que anota todas as tarefas no calendário e não tem essa parte de Tarefas Gerais que eu coloco no meu. Vai do melhor jeito que você se identificar. Não sei se deu pra entender…rsrs…

      Vamos que vamos nessa coisa de ser organizadas!! Bjs guria!!

      Curtir

Deixe um comentário

