Arquitetura e Interiores · Decoração

Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro – Prós e Contras (Post 2 de 5)

3. Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro - Pós e Contras - Raquel Yopán 3

Chegou o dia do 2º post da série Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro. Agora que você já viu diversas referências de uso desta ideia e está querendo ter o seu em um algum cantinho da sua casa ou trabalho, é hora de observações algumas questões, afinal, nem só de beleza vive a decoração de um espaço, é importante pensar na funcionalidade, nos prós e nos contras.

No próximo post você vai ver que existem algumas formas diferentes de você ter seu chalkboard, mas hoje vamos concentrar no clássico onde se considera o uso do giz, giz, é aquele que dá o efeito tão legal de textos e desenhos, mas que muitas vezes me dava pânico na escola, principalmente quando eu estava com tosse, lembro bem de uma apresentação que eu passei tossindo o tempo todo porque escrevi algo no quadro antes de começar, mas também tenho ótimas lembranças com ele, principalmente pra desenhar amarelinha no chão. Que criança não curte um pedaço de giz pra sair riscando tudo por aí, né!

Vamos aos prós e contras!!

3. Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro - Pós e Contras - Raquel Yopán 1

Contemporânea – Esse tipo de elemento deixa seu espaço bem atual, jovial e dinâmico, mesmo que você queira dar uma cara mais vintage para o seu espaço, será um espaço vintage atual.

Em qualquer coisa ou lugar – Você já viu no post anterior que pode ter uma parede chalkboard em qualquer canto, e não se limita a paredes, ele pode estar em móveis, potes, plaquinhas, vixi, as possibilidades são ilimitadas.

Facilidade de fazer – Fica ligado no próximo post do blog onde vai ser falado deste tema com mais detalhes, tipos de materiais e valores.

Dinamismo – Hoje eu quero flores, amanhã uma frase bem bonita, semana que vem uma lista de tarefas e na outra uma declaração de amor. Bem, você faz o que você quiser, porque é só apagar e escrever de novo e de novo e de novo, e se você cansou de escrever pode selecionar uns pôsteres aqui nos posts que fiz no blog e pendurar lá.

Não precisa de papel pra anotar – kkk… então, quantas vezes você tava no telefone e ficou rodando a casa toda atrás de um papel e caneta pra anotar um telefone ou outra coisa importante? Pronto! Agora é só anotar na parede. Mas é sempre bom ter papel e caneta à mão nessa vida.

3. Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro - Pós e Contras - Raquel Yopán 2

Pó do Giz – acho que esse é o maior desafio, todo quadro negro de escola tem aquele aparador de giz que fica super lotado de pó e precisa de limpeza constante. Se o que você está querendo é um espaço para as crianças brincarem, planeje uma forma desse pó ser aparado, escolha um local onde você não vá se incomodar tanto com a poeira e limpe constantemente tanto o quadro quanto o apagador. Mas se o chalkboard que você escolheu vai ser apenas para mudar frases de vez em quando ou fazer algum tipo de calendário/agenda bem visual, não precisa se preocupar tanto, usar um pano molhado reduz drasticamente a quantidade de pó e já deixa o chalkboard bem limpinho.

Pessoas alérgicas – bem, nem precisa falar né! Só de pensar no pó do giz a pessoa que tem alergia já vai sentir a garganta trancar e começar a espirrar. Nesses casos se você realmente optar por um chalkboard para uso e não apenas para decoração, limpe constantemente com pano molhado. Existem umas opções de giz que pretendem ser menos prejudiciais para quem tem alergia, como o Giz Escolar Hipoalergênico, é um pouquinho mais caro que o comum, em torno de R$5,00 a caixa; e o Giz Líquido, só que esse além de ter um preço mais salgado, à partir de R$15,00 a unidade, é indicado apenas para superfícies lisas e não porosas.

Ambiente escuro – Não sei se você já viu aquele jogo de imagens que mostra como as cores das paredes, piso e teto afetam nossa percepção do espaço (coloquei ali). Bem, uma parede chalkboard é geralmente escura e se for colocada em um ambiente muito fechado e com pouca iluminação logo vai perder seu charme e passar a ser um incomodo, especialmente se é um local onde você costuma passar bastante tempo, em banheiros talvez não seja tanto problema porque é um local geralmente de uso rápido. Mas se você não tem um espaço grande o melhor é decidir ter o chalkboard apenas em algum detalhe e não em um paredão inteiro.

efeitos que mudam a cara do ambiente

E aí, está cada vez mais perto de você decidir se o chalkboard vai fazer parte da sua vida?! Não perca os próximos posts, acompanhe as redes sociais do blog, curta, comente, compartilhe e vamos aprendendo juntos!!

Fontes: Giz 1Giz 2Giz 3ImagensImagem acima

Anúncios

2 comentários em “Chalkboard, Lousa ou Quadro Negro – Prós e Contras (Post 2 de 5)

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s