Crianças · Lar e Família · Maternidade

Kiddle – O Google para Crianças

4. Kiddle, o Google para Crianças - Raquel Yopán 1

Mais de uma vez já aconteceu de eu pesquisar no Google Imagens por palavras como, Papai Noel ou Coelhinho da Páscoa, e aparecerem milhares de imagens de pessoas semi nuas, nuas e outras coisas que eu realmente não planejava ver. Agora, imagina se isso não acontece com suas crianças, é claro que sim, e nem sempre podemos estar ali do lado vigiando. A gente sabe que existem mecanismos de bloqueio que podem ser instalados, confesso que já pretendi fazer isso algumas vezes, mas na correria sempre acaba ficando pra depois, bem, talvez quando o Dudu começar a usar o computador eu pare de deixar pra depois…rsrs. (P.S. Ele já fez 8 meses…ai ai).

Infelizmente muitas vezes sem querer, ou às vezes até por curiosidade, as pesquisas de nosso pequenos acabam indo parar em situações inesperadas e das quais gostaríamos de protegê-los, não é?! Nem todo mundo é expert em bloqueio de sites, creio que foi pensando nisso surgiu o Kiddle, novo buscador direcionado às crianças. A princípio logo imaginei que era um lançamento da Google e realmente achei alguns sites divulgando essa informação, mas na verdade o buscador não tem ligação nenhuma com a Google, apesar de ter uma aparência bastante similar. Pelo que vi ele está sendo testado e pode ser uma excelente alternativa mais prática para evitar problemas como encontrar as crianças assistindo a Miley Cirrus cantando nua numa bola voadora.

INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS PELO SITE

O Kiddle foi criado especificamente para as crianças de forma a proporcionar uma busca segura, garantindo que os resultados da pesquisa satisfaçam as necessidades de uma família preocupada, filtrando sites com conteúdo explícito ou enganoso. Como o buscador foi criado para o público infantil, nada mais justo do que ter um mascote né! Esse é um robozinho alienígena, o guardião das buscas.

4. Kiddle, o Google para Crianças - Raquel Yopán 2

Os resultados são orientados para o público infantil e seguem basicamente a seguinte ordem de padrão em que os resultados aparecem:

Resultados de 1-3: Sites seguros e páginas escritas especificamente para crianças, todos escolhidos a dedo por editores Kiddle.

Resultados de 4-7: Sites seguros e confiáveis que não foram escritos especificamente para crianças, mas que apresentam conteúdo escrito de forma simples e de fácil compreensão para crianças, também escolhidos a dedo por editores Kiddle.

Resultados de 8 em diante: Sites seguros e famosos escritos para adultos com conteúdo especializado, mas de compreensão um pouco mais difícil para crianças, baseados no filtro que é feito pelo Google safe search. (Creio que aqui vão aparecer sites uteis para pesquisas escolares)

Os resultados também são indicados por Miniaturas de Referência que tornam mais prático encontrar o site mais adequado, servindo de pistas visuais que auxiliarão as crianças que geralmente leem um pouco mais devagar que os adultos. Além disso o resultado também é apresentado com um título em fonte Arial grande, proporcionando mais facilidade de leitura.

4. Kiddle, o Google para Crianças - Raquel Yopán 4

Com relação a privacidade, a Kiddle informa que não coleta nenhuma informação pessoal identificável, e que seus registros são apagados a cada 24horas.

MINHAS OBSERVAÇÕES

Eu testei o buscador e pelo que vi por enquanto ele está mais preparado para buscar em inglês, procurei por Dora Aventureira e todos os resultados que apareceram foram em inglês, para a busca de O Sítio do Picapau Amarelo também. Isso provavelmente vai sendo adaptado conforme observarem uma demanda de pessoas do Brasil e outros países.

4. Kiddle, o Google para Crianças - Raquel Yopán 5

O legal é que nós, papais, mamães e outros cuidadores ou responsáveis pelos pequenos podemos ajudar e participar desses ajustes. Se quiser indicar algum site que acha que precisa entrar na lista de bloqueio do Kiddle você pode encaminhar a solicitação clicando aqui; para solicitar o bloqueio de alguma palavra específica clique aqui; e para entrar em contato com a Kiddle sobre quaisquer outras observações clique aqui. Se quiser ler a política de privacidade é só clicar aqui; todas essas opções aparecem no rodopé da página inicial do Kiddle. Eles informam que essas solicitações devem ser respondidas em 1 dia útil e que é importante que você preencha seu e-mail para isso.

Também fiz o teste com uma palavra que poderia dar resultados que eu não queira que meu filho veja, digitei “naked” que significa nu/pelado em inglês e o robô alienígena aparece avisando que a palavra buscada não é adequada e sugere que seja feita uma nova pesquisa.

4. Kiddle, o Google para Crianças - Raquel Yopán 6

Claro que o site vai crescer conforme a procura e novas informações vão surgindo conforme seu uso, os criadores vão depender muito das sugestões das pessoas quanto a bloqueio de sites e palavras para construir algo realmente forte, mas achei muito legal a iniciativa e espero que seja um grande sucesso.

Enfim, o Kiddle pode ajudar nos ajudar a ficar um pouco menos preocupados com o uso da internet feito pelas nossas crianças, mas a vigilância de pais e cuidadores nunca deixa de ser essencial e fazer toda a diferença. Fica a dica!!

Fontes: ScarymommyKiddleViagem das LetrasExponews – Mirror – About Kiddle – Inquisitr

Anúncios

Um comentário em “Kiddle – O Google para Crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s