DIY

DIY – Flor Dente de Leão (Feltro ou Tecido – Com ou Sem Costura)

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - Raquel Yopán 1

Olá galera!!! Hoje no 3o post do Blog vamos ter nosso primeiro DIY. Não sabe o que é esse tal de DIY? Dá uma olhada no dicionário do blog pra descobrir. Para esse primeiro projetinho separei essa florzinha delicada, fofa, baratinha e super fácil de fazer – a Flor Dente de Leão. Vamos lá!?

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - Lista de Materiais 1

Acima você encontra a lista de materiais, é uma lista bem enxuta, e na verdade você nem precisa de tudo, é que ali estão os materiais para as 3 opções que vão ser ensinadas neste post, então antes de pensar que é muita coisa, dá uma olhada nos PAP’s (dicionário do blog) abaixo e escolha qual você vai querer fazer. Essas florzinhas são ótimas para reaproveitar pedacinhos de feltro e tecido que você tenha em casa.

Flor de Feltro Costurada - Opção 1

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP1

Comece cortando tiras de feltro, você pode observar na foto da lista de materiais que as tiras que cortei não seguem nenhuma medida, o tamanho pode ser bem aleatório e você vai descobrindo como gosta mais conforme fizer. Com a tira mais longa ou curta, mais larga ou estreita, aí vai depender do seu gosto pessoal; eu particularmente gosto mais da tira mais longa e estreita.

Agora que você já tem as tiras dobre no meio e costure a base aberta com qualquer pontinho que você achar mais fácil, não esqueça de fazer algum arremate no começo e no fim para a linha não escapar.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP2

Você pode já deixar várias tirinhas encaminhadas e fazer por etapa, depois de costuradas todas as tirinhas é a hora de colocar a tesoura pra trabalhar, faça vários recortes em cada tirinha como se fossem franjinhas, só tome cuidado para que o recorte dessas franjinhas só vá até um limite das tirinhas pra não cortar e separar a tira em partes (olha ali na foto mais ou menos como eu deixei).

Depois de feitas as franjinhas você tem duas opções: A. deixar as franjinhas assim duplas e com essas curvinhas ou B. cortar no meio, separando um lado do outro como pode ver nas fotos 4 e 5. Nesse caso eu fiz uma flor de cada tipo, aí também vai depender do seu gosto pessoal.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP3

Feito isso já está na hora de fazer essa tirinha se transformar em uma flor. Pegue uma das pontinhas da tira e comece a enrolar como um rocambole, enrole de forma a ficar bem firme e juntinho, faça isso segurando a tira com as franjinhas pra baixo, fica mais fácil. Depois de feito o rolinho é hora da costura, comece a costura pela ponta que ficou solta, prenda-a ao rolinho e aí vá dando os pontos que você achar que precisa, você pode atravessar a agulha de um lado para o outro, aí vai depender de como você sente que sua florzinha vai ficar segura e não escapar, não esqueça de arrematar.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP4

Depois de dados os pontos é só você dar uma ajeitada na base de nas franjas que agora são as pétalas das suas florzinhas e estão prontas suas primeiras florzinhas. Vamos para a 2a opção….

Flor de Feltro Colada - Opção 2

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP2 1

Essa 2a opção da flor dente de leão segue o mesmo processo da versão anterior, com a única diferença de que agora você vai usar cola quente no lugar da costura. Então é bom não passar direto pra cá e dar uma olhada no PAP da versão anterior antes.

Basicamente – Recorte as tiras, dobre e cole as pontas. Só indico que você passe a cola e vá unindo as pontas aos poucos, porque a cola quente seca rápido. Ah, e em relação à cola, você pode tentar usar outras colas também, não testei pra dizer quais funcionam, provavelmente a cola de silicone fria dê certo.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP2 2

Ok! Coladas as tiras agora é hora de fazer os cortes em franjinha, essa é a parte mais trabalhosinha, é legal que você tente fazer com que as franjas fiquem bem similares umas as outras, não uma super grossa e outra fininha, tente manter um padrão.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP2 3

Feitas as franjas você opta se quer recortá-las ou não, como foi mostrado na opção anterior, eu acho que as duas versões ficam muito fofas.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP2 4

E chegou a hora do rocambole! A diferença da flor colada é que no caso da costurada a gente deixou pra costurar tudo no final, nesse caso pra ficar segura é bom você ir enrolando e colando com pinguinhos de cola quente, quando terminar o rocambole é só fixar a pontinha, ajeitar sua florzinha e estará pronta!!

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - Raquel Yopán 2

Na imagem acima você pode ver a diferença da base colada ou costurada, eu gosto das duas opções, o que vai te chamar a atenção é que a costurada fica um pouco mais flexível e maleável que a colada, porque a cola faz com que as áreas onde ela está fiquem mais durinhas, esse é só um pequeno detalhe, porque como você pode ver abaixo, o resultado final é igualmente satisfatório nas duas versões.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - Raquel Yopán 3

Até decidir fazer esse post eu só tinha feito essas florzinhas de feltro, que é um material barato, fácil de trabalhar, que não desfia, é gostoso de costurar e eu amo; mas aí eu quis fazer mais um teste que deu super certo, a flor de tecido.

Flor de Tecido - Opção 3

Bem, aqui segue uma outra opção da mesma florzinha, decidi testar com tecido, são váriosssss os tipos de tecido que você encontra no mercado, os que usei aqui são tricoline e chitinha, os dois são tecidos que desfiam bastante e dão um resultado mais rústico, se você gosta desse estilo talvez prefira fazer suas florzinhas de tecido, eu gostei muito do resultado. Também existem muitos tecidos que não desfiam ou desfiam bem menos, aí é só você testar.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP3 1

O passo a passo é o mesmo das opções anteriores, você só tem que escolher se vai costurar ou colar, nesse caso eu fiz colado. Com relação ao tecido é importante observar que na hora de cortar as tirinhas elas sejam mais compridas que as tiras que você cortou para o feltro, as minhas são mais ou menos o dobro do tamanho que eu usei no feltro. Como o tecido é bem mais fino que o feltro, para a flor ficar mais cheia, uma tira mais comprida pode dar um resultado melhor, mas também não precisa ser muito grande, uns 40 cm pode ser um tamanho bom, eu fiz com tamanhos qualquer que eu tinha aqui de retalhinhos.

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - PAP3 2

Você vai seguir o mesmo processo que seguiu no feltro, na hora de enrolar vai perceber que dá um pouquinho mais de trabalho pra começar o rocambole, exatamente porque o tecido é um material mais fino, mas o resultado fica muito legal, eu achei que a versão com as pétalas dobradinhas ficou melhor do que as recortadas, aí novamente, vai depender do seu gosto!

3. Flor Dente de Leão de Feltro ou Tecido - Raquel Yopán 4

Prontinho! Agora você tem lindas florzinhas super fáceis de fazer e também baratinhas. Faça um monte delas e invente como vai usá-las, crie as opções 4, 5, 6, 7…. ao infinito e além… a imaginação e a criatividade não têm limites. Dá pra misturar cores, tipos de tecido, nossa, uma infinidade de coisas, agora fiquei pensando que fazer com cores ou tecidos misturados deve ficar bem legal, se você quiser que eu faça o teste e compartilhe aqui em outro post deixa um comentário no blog ou nas redes sociais. E fica ligado no Blog, logo vamos ter um post com ideias de o que você pode fazer com essas florzinhas… tantas coisas! Sua cabecinha pensante já está imaginando, né!!

Faça suas flores e manda foto pra mim, quem sabe sai um post com trabalhos dos leitores. Agora é mão na massa, ops, no tecido… Já tô curiosa pra ver. Abraços galera!!!

Anúncios

5 comentários em “DIY – Flor Dente de Leão (Feltro ou Tecido – Com ou Sem Costura)

  1. Pingback: 1 ano de Blog!!
  2. Pingback: 1 mês de Blog!!